Os Miseráveis e outros - BVIW
Literatura é Fantasia! Poderia dizer que literatura e fantasia vivem juntas, mas prefiro dizer que é fantasia. Isso porque a literatura traz uma ideia, um pensamento, uma vontade, o espírito que voa em direção ao universo e vem contar histórias de amor, de lutas, de guerras, de ideologia, credo, orientação, ficção, etc.
Aos dez anos descobri a literatura, através do Cordel, na estante rústica de um senhor nos recônditos da terra vermelha do meu Paraná. Lá, quando chovia, descia uma enxurrada caudalosa pela estrada de terra, que era o caminho para a escola. Íamos por alí, pulando as caixas de água que os fazendeiros abriam no chão, ao longo da estrada, para não erodir o solo do cafezal, em direção ao saber.
Este saber tinha dois pontos extraordinários. Um era a estante com os livros dos Irmãos Grimm, com seus contos de fada, que a secretária da escola me deixava levar para casa. Penso que ela fazia isso porque ninguém mais se interessava por aqueles livros prateados, de capa dura e que ao serem abertos, traziam um mundo de fantasia pela frente.
O outro saber ficava na casa do Senhor Abdias, em sua estante pequenina, cheia de Cordéis. Fui descobrir o que era aquilo décadas depois, mas sabia que neles havia histórias fantásticas, memoráveis, como Os Miseráveis de Vitor Hugo, em Cordel! Ali, naqueles livros, comecei a descobrir que havia lugares distantes, pessoas e coisas diferentes, caminhos muito longos a serem percorridos. Fantasiei!
Fátima Batista
Enviado por Fátima Batista em 23/07/2025